quinta-feira, 7 de abril de 2011

Saiba mais sobre a Lipoescultura Manual Corporal

Bom dia Meninas,

Vamos tirar as duvidas do que exatamente é uma massagem de Lipoescultura Manual Corporal? Nada melhor do que  uma matéria feita pela Profª Lucinéia Leite, Docente na área de Técnico em Estética e Técnico em Massoterapia Corporal desde 1997, CRT 26.467.
Esta matéria foi publicada em: http://www.belezain.com.br/estetica/lipoesculturamanual_lucineia.asp


Lipoescultura Manual Corporal®

“Acreditei sempre que a estética é uma ciência e tem de ser vista como tal.Trabalhar com o maior órgão do corpo humano requer conhecimento, discernimento, capacidade de avaliação e execução de protocolos efetivos levando em conta todo o histórico do cliente: a maneira como vive, seus hábitos alimentares, seu histórico familiar, suas emoções e suas crenças.Além disso, conhecimento de anatomia e fisiologia, biologia, cosmetologia e agora ortomolecular, bem como conhecimento da reação orgânica provocada por cada manobra, é que faz do profissional da área, um profissional de excelência.”
B
aseado nesses conceitos comecei a estudar como o ser humano funciona e como poderia fazer uma informação chegar de forma adequada a esse ser humano, alternado sua forma original de maneira mais efetiva, promovendo remodelagem corporal e redução da gordura localizada.
Sabemos que isso não é tão simples, não basta apenas fazer uma massagem e utilizar um bom cosmético.
Todo resultado corporal depende de vários fatores, que devem ser analisados, para que se possa chegar a um trabalho realmente satisfatório.
Então comecei analisando alguns fatores.

O resultado de uma modelagem é sempre o esperado?
Muitas profissionais se frustam ao perceber que apesar de todo protocolo estético, a redução de medidas não foi a esperada e que as medidas reduzidas da cliente acabam retornando ao original ou até mesmo que as mesmas aumentaram.
Isso acontece porque temos de levar em conta o estilo de vida de nossa cliente, que é individual: alimentação, idade, sobre peso, estado emocional, carências nutricionais, metabolismo, estresse e etc.

Que fatores influenciam no resultado?
Sobrepeso acima de 10 Kg
Um pessoa acima de 10 Kg de seu peso apresenta mais dificuldades na redução corporal. O trabalho de massoterapia se torna dificultado até mesmo pela resistência física da profissional.
Em uma massagem, a pressão exercida no início da mesma deverá ser igual a final. A cliente quer que todo o corpo sofra a ação da modelagem, mas é praticamente impossível se conseguir resultado concreto quando a técnica é aplicada desta forma.

Estresse

O nível elevado de estresse faz com que se produza mais cortisol.
Pesquisas estão mostrando que o estressee pode fazer o corpo armazenar o excesso de calorias na região do abdômen, principalmente em mulheres.
Há dois tipos básicos de gordura: a visceral e a periférica.
Periférica: é armazenada logo abaixo da pele e aparece principalmente nas coxas e nos quadris.
Representa menos riscos à saúde do que a gordura visceral, que forma uma camada de gordura ao redor dos órgãos internos.
Pessoas com esse tipo de gordura têm maior probabilidade de apresentar doenças cardíacas, colesterol alto e diabetes.
Quando estamos sob forte tensão, o corpo fica estressado e produz altos níveis  de adrenalina e cortisol. Esses hormônios ativam o armazenamento da gordura visceral.
Se o estresse persiste por longo tempo, o resultado pode ser o aumento da circunferência abdominal, pois a gordura visceral é depositada no abdômen.
Se a pessoa é obesa, provavelmente armazenará gordura extra pelo corpo todo, inclusive no abdômen.
Se tiver predisposição genética para gordura abdominal (familiares com barriga saliente), o estresse poderá agravar essa predisposição.
O desequilíbrio hormonal, causado por estresse prolongado, pode determinar a região onde a gordura do corpo irá se localizar.
O estresse pode também aumentar o nosso apetite, levando a pessoa a dar preferência por carboidratos que são os alimentos que mais rapidamente se transformam em açúcar no sangue, que é fonte de energia para as células, bem como doces.
Portanto, se o nível de estresse de sua cliente não for reduzido, pouco se consegue reduzir em termos de medida corporal.

Radicais Livres
Em 1900 descobriu-se o primeiro radical livre. Em 50 anos se conheceu toda a sua química e em 1954 pela primeira vez relacionou-se estas substâncias reativas e tóxicas a uma doença inexorável: o envelhecimento.
Hoje, acredita-se que esses elementos, com elétron não pareado na camada de valência, sejam os responsáveis, pelo menos em parte, por elevado número de doenças, abrangendo vários órgãos e sistemas.
De todo o oxigênio disponível pela célula, 95% se transforma em energia, utilizada para fabricar substâncias vitais e mantê-la ativa.
Os 5% restantes são transformados no metabolismo em radicais livres de oxigênio ou como melhor chamados de espécies reativas tóxicas de oxigênio: radical superóxido, peróxido de hidrogênio e radical hidroxila.
Esses elementos são gerados no organismo desde o momento da concepção logo nos primeiros segundos de vida intra-uterina e a sua produção é contínua durante toda a nossa existência.
Até os 40/45 anos o organismo consegue neutralizar esses 5% excedentes de radicais livres. Porém a produção de RL excede a sua degradação e sobrepuja os mecanismos de defesa naturais anti-radical e de reparo celular e tem-se o início das alterações estruturais de proteínas, lipídeos, ácidos nucléicos e carboidratos, as quais culminam na lesão celular.
Com isso, ocorre a  lesão celular, de tecido, de órgão, até chegarmos à instalação de doenças.
Um dos mecanismos mais freqüentes de lesão celular ocorre em nível de membrana no fenômeno conhecido como peroxidação lipídica. O aumento dos radicais livres se deve a vários fatores, entre eles.
a. Exposição do organismo à metais tóxicos como o chumbo, o mercúrio, o cádmio, o alumínio, o níquel, etc, e à metais, considerados não tóxicos dependendo da sua concentração no organismo, como por exemplo, o ferro.
b. Exercícios físicos praticados sem acompanhamento profissional.
c. Estresse, tensões emocionais.
Por isso há a necessidade de se verificar o fator nutricional, com alimentos antioxidantes, ou suplementação nutricional adequada à nossa cliente.

Alimentação Inadequada antes de uma Massagem
Você é o que você come.
Quase nuca perguntamos a cliente o que ela comeu antes de vir para uma sessão de modelagem. Com certeza o que ela come fará a diferença durante o procedimento estético, podendo colaborar com a profissional e aumentar os resultados, ou inibir a ação de todo o procedimento.
Estilo de Vida
Hoje sabemos que o estilo de vida revela quem é a pessoa.
Uma alimentação saudável e adequada a cada organismo, exercícios físicos com acompanhamento profissional, ter tempo para si mesmo, se gostar antes de tudo, faz toda a diferença quando se procura um procedimento estético de redução de medidas.
O profissional de hoje está mudando, está se especializando cada vez mais.
As necessidades são vistas de outro prisma: a do bem estar aliada a estética. E é preciso conhecermos quem é nossa cliente de uma forma mais integral se desejarmos proporcionar um resultado mais satisfatório e duradouro.



Cérebro – o nosso Computador
De que forma você caminha? De que forma você dirige? Com que mão segura a escova e de que forma escova os dentes?
Tudo que você faz hoje só é possível porque seu cérebro armazenou dados suficientes transformando cada ação em uma seqüência lógica, como um programa de computador. Mas para isso é preciso dar comandos na seqüência adequada para que possa ser executada com êxito.
Muitas vezes falamos em japonês com um cérebro que só compreende português. Assim também acontece com nossa manobras de massagem.
É preciso assimilar os comandos dados em uma massagem para que o corpo responda adequadamente.
Por isso a terapia corporal deve ter uma seqüência tal que possibilite a mudança na forma corpórea. O estresse por sua vez afeta a assimilação desses comandos. Há três razões básicas para que o estresse afete a memória.
1.Primeiro, quando o cortisol é liberado numa situação estressante, ele inibe a utilização de glicose pelo principal centro de memória, o hipocampo.
Se não houver glicose no hipocampo, este sofre uma deficiência de energia e o cérebro não tem como, quimicamente, guardar uma memória.
A pessoa pode vivenciar um fato, mas não tem como recordá-lo.
Isso é responsável pelo imediato déficit da memória transitória de pessoas estressadas.
2.Segundo, a superprodução do cortisol interfere na função dos neurotransmissores.
Desse modo, mesmo se uma memória ficou bem guardada no passado, ela não pode ser acessada tão facilmente.
Na verdade, as "linhas estão congestionadas", assim como as linhas de telefone numa tempestade.
As células cerebrais não conseguem se comunicar umas com as outras, e a mente começa a ficar confusa.
1.Terceiro, o excesso de cortisol mata as células cerebrais.
Isso acontece quando o cortisol rompe o metabolismo normal dessas células e faz com que quantidades demasiadas de cálcio as penetrem.
Esse excesso de cálcio acaba produzindo moléculas chamadas radicais livres, que matam as células cerebrais.
Durante longos períodos, o excesso de cortisol pode matar bilhões de células cerebrais dessa maneira.

Teoria Chinesa da Energia
Para os chineses, nosso corpo responde a uma energia responsável pelo nosso equilíbrio físico e emocional, chamada TAO.
TAO é a fonte da vida e energia primordial. É o eixo em torno do qual giram os dois pólos opostos e complementares, Yin e Yang, que criam toda a matéria e suas transmutações.
No Universo, a alternância e a transformação rítmica entre Yin e Yang é uma característica de todos os fenômenos manifestos. O desequilíbrio das energias Yin e Yang produzem conseqüências para o homem e para a natureza, e a morte significa o cessar da energia “chi”. Representação do Yin-Yang por duas figuras simétricas de cores diferentes, dentro das quais as pessoas Yin e Yang marcam o sentido da transformação a ocorrer.

Meridianos
Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa. Estes canais, são citados abundantemente na literatura chinesa. Como por exemplo, no "NEI CHING", atribuído a Huang Ti, em mais ou menos 500 a.C. Segundo esta literatura, existem vários tipos de energias que percorrem o corpo.
A energia que recebemos de nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente.
Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo.
Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.
Os meridianos regulares são em número de 12 pares bilaterais - um para cada lado do corpo (direito / esquerdo), e estão relacionados com órgãos, vísceras ou funções.
Utilizaremos pontos, mais precisamente percursos de parte dos meridianos para atingirmos o equilíbrio físico e emocional de nossa cliente, dentro do objetivo que é e redução de medidas.
Analisando estes itens, a profª Lucinéia Leite vem pesquisando, desde 1998, o desenvolvimento de técnicas eficazes e que, a longo prazo pudessem produzir efeitos estéticos duradouros, sem comprometer a saúde.

A TÉCNICA
Idealizada e registrada pela profª Lucinéia Leite, a técnica de Lipoescultura Manual Corporal auxilia desde quem está em processo de emagrecimento quanto quem já é magro e deseja melhorar seus contornos corporais.
Baseada em princípio da terapia chinesa e em pontos que auxiliam a modelagem Corporal associada a manobras específicas ao resultado que se deseja obter, a técnica é utilizada no processo de redução de medidas, equilíbrio geral da cliente e manutenção das medidas reduzidas.
A técnica é uma reprogramação mental baseada em princípio da terapia chinesa e em pontos que auxiliam a modelagem através de manobras corporais, equilibrando a pessoa como um todo e estimulando pontos para redução e manutenção de medidas, modelando o corpo e fazendo com que essa modelagem permaneça, mesmo que a cliente aumente de peso.
Produz sensação de bem estar por equilibrar os aspectos físico e emocional, melhora a consciência corporal e a auto-estima, reeduca o cliente a se ver, a compreender a manutenção das novas medidas, auxiliando também nos casos de emagrecimento.
Ganhadora em 1º lugar no Congresso da Associação de Estética do Estado de São Paulo em 2005.


Teremos o curso em Bauru/SP nos dias 28, 29 e 30 de maio!
Faça já sua inscrição!!!!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

(14) 9696-9943 (14) 3018-3556
Rua Oliciar de Oliveira Guimarães , 976 - Jardim América - Bauru - SP