domingo, 21 de agosto de 2011

Valores Nutricionais


Se tiver uma coisa que as pessoas, acredito tem muitas duvidas, é sobre aquelas informações que estão em tabelinhas atrás dos alimentos em geral, por lei é obrigatório até uma simples balinha conter estas informações.  Então hoje eu gostaria de passar á vocês um pouquinho do significado de cada um destes itens que ingerimos em quase todos os alimentos. Vamos lá? 
Geralmente as informações que encontramos são:
·                     Valor calórico: Geralmente o mais o único item com real importância para a maioria das pessoas que vivem em “guerra” com a balança, as calorias são a fonte de energia para o ser humano. Após ingeridas são metabolizadas, gerando energia química que necessitamos para nossa sobrevivência.  As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.
·                     Carboidratos: Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética. Também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais, bem como em tecidos conjuntivos e envoltório celular de animais. Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células. Podem funcionar como sinalizadores celulares. São os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas. Geralmente cortados em diétas que buscam a perda de peso.
·                     Proteínas: As proteínas podem exercer funções importantes no organismo de todos os organismos vivos, das quais se destacam a função hormonal, que exerce alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura de um organismo como, por exemplo, a insulina que retira a glicose em excesso do sangue (embora tecnicamente a insulina seja considerada apenas um polipeptídeo, devido a seu pequeno tamanho), defesa, anticorpos são proteínas que realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras, energética, obtemos a energia a partir dos canais que compõem as proteínas. Durante a fase de crescimento as crianças são especialmente sensíveis às deficiências de nutrientes, sobretudo proteínas, enzimática, são proteínas capazes de catalisar reações bioquímicas como, por exemplo, as lípases (quebras de gordura) sua função depende diretamente de sua estrutura e por ultimo não menos importante são condutoras de gases, principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico, é realizado por proteínas como a hemoglobina e hemocianina presentes nos glóbulos vermelhos ou hemácias.
·                     Gorduras totais: As gorduras são macronutrientes que formam um grupo de compostos que incluem os óleos (são líquidos em temperatura ambiente) e gorduras (são sólidas em temperatura ambiente), ceras e componentes correlatos; são um grupo de compostos com três características comuns: insolubilidade em água, solubilidade em compostos orgânicos (como, por exemplo, o éter) e capacidade de utilização por organismos vivos. São encontrados tanto em alimentos de origem vegetal quanto de origem animal. Nos seres vivos, as gorduras desempenham funções energéticas, estruturais e hormonais no organismo.
·                     Gorduras Saturadas: Um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido, são encontradas em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê, o grande problema desta gordura é por aumentar o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração
·                     Gorduras Trans: É uma gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida, ingerimos ela na margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote, ela não faz nada bem à saúde porque alem de aumentar o colesterol ruim ela ainda diminui o bom colesterol.
·                     Gorduras monoinsaturadas: São ácidos graxos com uma ligação dupla na molécula, as encontramos em alimentos como o azeite de oliva, canela, abacate, amendoim e alguns tipos de nozes. Ela ajuda e muito a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL-Colesterol), sem reduzir o colesterol bom (HDL-Colesterol). Porém seu consumo em excesso não é recomendável.
·                     Gorduras poliinsaturadas: Também formada por um ácido graxo com mais de uma ligação dupla na sua molécula. Aposto que já ouviu falar em Ômega 3 e 6, são as mais famosas, elas estão em peixes de água fria, frutos do mar, e em óleo de canela. Todos estes são ricos em Ômega 3 e muito indicados para ter saúde, pele vistosa e rejuvenescimento, já ouvi dizer que devemos ingerir Ômega 3 pelo menos 1 vez na semana. Já os ricos em Ômega 6 são: óleos de girassol e soja e sementes oleaginosas. Esse tipo de gordura ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL.
·                     Colesterol: Eu gostaria de um dia poder falar mais apenas sobre este item, mas basicamente em relação a alimentação, basicamente o colesterol é um dos compostos das gorduras (lipídeos) no nosso sangue, existe o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídios.
·                     Sódio: Ele é basicamente o sal, que contemos em nosso interstício (meio extra celular), não faz bem as células do nosso corpo, por isso sua ingestão deve ser controlada, porem não podemos deixar de ingeri-lo.

Tentei ao máximo reduzir as informações para que possa saciar as curiosidades sobre estes itens super importantes que contem nossas dietas diárias, alem destes acima alguns alimentos ainda contem alguns outros itens como: fibra alimentar, cálcio, ferro, fósforo, zinco, niacina, ácido fólico.
Ficou alguma duvida? Gostaria de saber mais sobre?
Pode perguntar, responderei com prazer.

Beijos queridos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(14) 9696-9943 (14) 3018-3556
Rua Oliciar de Oliveira Guimarães , 976 - Jardim América - Bauru - SP